O fotógrafo de arquitetura Paul Clemence compartilhou conosco uma série de imagens mostrando a construção incompleta do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro, projetado por Diller Scofidio + Renfro. O projeto começou a ser construído em 2014, mas foi totalmente suspenso em 2016. Intocado desde então, um anúncio recente do governador Cláudio Castro prometeu a retomada das obras, com previsão de inauguração ao público no início de 2023.
Segundo descrição dos arquitetos, a nova sede do MIS será um espaço para a identidade carioca: “O projeto propõe um edifício que, em representação gráfica, é uma reprodução da famosa calçada do bairro, dobrada e transformada em avenida vertical: um diálogo com a paisagem que democratiza a vista da praia e surge como um novo ícone arquitetônico para a cidade. A ideia é que o museu se transforme em um novo ponto de encontro de cariocas e turistas, brasileiros e estrangeiros."
Com 70% da obra concluída, o museu já recebeu R$ 79 milhões de recursos públicos e R$ 118 milhões arrecadados da iniciativa privada. As duas primeiras fases incluíram a demolição do antigo edifício existente no lote e a construção da fundação e estrutura do museu; a última fase envolveu os projetos complementares e a aplicação dos revestimentos.
O escritório americano Diller Scofidio + Renfro foi escolhido para liderar o projeto em 2009, após vencer um concurso que envolveu a participação de sete importantes escritórios de arquitetura do Brasil e do mundo. A programação inclui salas de exposições de longa e curta duração, instalações de pesquisa, salas administrativas e educacionais, teatro/cinema com 280 lugares, cafetaria, restaurante panorâmico e um bar.